Siga-nos
Preenchimento labial: saiba como é feito e quais as vantagens

preenchimento labial é um dos procedimentos estéticos mais procurados por quem deseja destacar o contorno dos lábios, aumentar seu volume ou projetá-los para fora. A boa notícia é que esse tratamento está mais acessível do que nunca.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e descubra o que é e como funciona o preenchimento dos lábios. Conheça ainda os produtos mais utilizados no procedimento, bem como as vantagens da aplicação com o ácido hialurônico.

O que é o preenchimento labial?

A técnica consiste na aplicação de substâncias que preenchem o interior dos lábios com o uso de uma microcânula ou agulha. Esse tipo de preenchimento é indicado para pacientes que:

  • estão insatisfeitos com os sinais do envelhecimento dos lábios, que ficam naturalmente mais finos, flácidos e enrugados com o passar do tempo ou com a exposição excessiva ao sol e o tabagismo;
  • apresentam pouco volume labial;
  • desejam uma harmonização entre lábios e rosto;
  • têm assimetria labial;
  • apresentam patologias na região bucal e perderam o volume e projeção labial após a realização de algum procedimento dentário.

Considerado um procedimento minimamente invasivo, a técnica não necessita de um centro cirúrgico para a realização. 

É recomendado que o procedimento seja realizado em pacientes acima de 18 anos. Menores podem se submeter ao tratamento desde que haja a autorização dos pais.

Como funciona o preenchimento labial?

Antes de realizar o procedimento, o profissional realiza uma avaliação detalhada do rosto do paciente para analisar as proporções faciais e, assim, garantir que o aumento dos lábios traga mais harmonia à face. Em muitos casos, apenas a definição do contorno já faz uma grande diferença.

Após essa análise, é feita a aplicação do preenchedor — geralmente o ácido hialurônico, por ser biocompatível e menos arriscado. Inicialmente, costuma-se utilizar apenas 1 ml de produto, com o intuito de evitar exageros e o chamado “duck lips” ou bico de pato. O especialista injeta o produto cuidadosamente e massageia com delicadeza para conseguir um resultado estético agradável.

Se depois de preenchido o paciente desejar uma boca maior, o ideal é esperar até que o inchaço desapareça por completo, pois o preenchimento gradativo fica mais bonito e natural.

Quais são os tipos mais comuns de preenchimento realizado nos lábios?

O tipo de preenchimento é classificado de acordo com a duração dos efeitos do procedimento. Conheça, a seguir, os tipos mais comuns.

Temporários

É o tipo mais recomendado. Pode preencher os lábios com ácido hialurônico, material que não provoca nenhum efeito colateral no organismo. Outra substância que pode ser aplicada no tipo temporário é a gordura autógena, aquela que é retirada do próprio corpo.

Vale destacar que a aplicação da gordura autógena pode trazer alguns contratempos. Se a pessoa passar por um aumento de peso, as células de gordura aplicadas nos lábios podem aumentar de tamanho, resultando em um volume excessivo na região. Por isso, o uso do ácido hialurônico é mais eficaz.

Semipermanentes e permanentes

São técnicas que usam produtos feitos com substâncias sintéticas, como silicone, PMMA e hidrogel. Esses dois procedimentos são desaconselhados para atuar como preenchedores, porque não são naturalmente absorvidos pelo corpo e podem causar infecções crônicas ou reações inflamatórias de difícil tratamento. Essas reações podem ser tanto imediatas quanto tardias.

Outros riscos dos preenchedores permanentes

Diferentemente do ácido hialurônico, que em casos de complicações pode ser degradado por uma enzima chamada hialuronidase, aplicada em consultório, os preenchedores permanentes exigem retirada cirúrgica e, ainda assim, a remoção é feita apenas parcialmente. Os maiores riscos do uso desse tipo de material são:

  • necrose;
  • deformações;
  • feridas;
  • formação de nódulos;
  • rejeição do organismo.

O preenchimento labial precisa de manutenção?

Se o produto utilizado for ácido hialurônico, aos poucos os lábios voltam a ser como antes. Desse modo, se o paciente deseja manter os resultados obtidos, deve fazer a reaplicação do material antes que ele saia completamente ou depois da absorção.

Em alguns casos, pode ser necessário um retoque, dias após o procedimento, para corrigir pequenas assimetrias.

Como se realiza o procedimento?

No caso da aplicação com o ácido hialurônico, o especialista aplica uma anestesia nos lábios do paciente. Em seguida, injeta o produto de acordo com o que julgar necessário. A substância é aplicada em diferentes regiões, como arco do cupido, contorno, tubérculos labiais e filtro labial.

Qual é o preço do preenchimento dos lábios?

É difícil apontar com precisão o preço do procedimento, pois ele varia bastante entre cada cliente e pode variar de acordo com a necessidade de cada um.

Outras postagens